terça-feira, 11 de junho de 2013

O Homem de Aço

Ainda não assisti ao novo filme do herói, mas boa parte da imprensa internacional já o fez, porque a estreia nos Estados Unidos é nesta sexta-feira (14). Como quase sempre acontece, a jornalistaiada nerd está babando de quatro pelo longa de Zack Snyder, como já aconteceu várias e várias vezes no passado. Adjetivos não faltam como "é ótimo", "é perfeito", "é o Superman para a nova geração" e coisas do tipo. E é isso o que dá medo. A expectativa criada por O Homem de Aço é tamanha que muitas vezes fica difícil nadar contra a corrente e o jeito é sair falando bem, uma vez que todo mundo está fazendo isso. Claro que o longa pode ser realmente muito bom, mas não dá para confiar cegamente. No meu caso, por exemplo: cansei de ouvir elogios e mais elogios a Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Todo mundo disse que era o encerramento perfeito para a trilogia, que terminava a história com chave de ouro e outros clichês do tipo. Quando finalmente vi, fiquei decepcionado. O terceiro longa do Homem-Morcego é disparadamente o pior da trilogia e estraga tudo o que Christopher Nolan havia feito nos dois anteriores. Também me lembro como se fosse hoje da imprensa louvando sem parar Superman: O Retorno (de 2006), e todo mundo sabe o que ele significa hoje para o herói. Em menor escala, dá para dizer o mesmo de Os Vingadores. O filme é divertidinho, tem seus momentos, mas é burocrático em várias partes e a história é um fiapo. Fez sucesso, está na casa do bilhão em bilheteria, terá continuação e tudo mais, mas não me convence. Até o momento, vejo apenas uma única voz dissonante a respeito de Superman: O Homem de Aço. A correspondente brasileira Ana Maria Baiana foi contra a corrente e diz que se decepcionou. Aqui do meu lado, tenho algumas reservas em relação ao diretor Zack Snyder. O único filme dele que acho realmente bom é Madrugada dos Mortos (de 2004), que também foi sua estreia em longas-metragens. Depois ele vem com 300 (que tem momentos constrangedores), Watchmen (do jeito que foi feito, não tem motivo para existir), A Lenda dos Guardiões (sonífero ruim) e Sucker Punch (muito fraco). O Homem de Aço estreia em 12 de julho no Brasil, daqui um mês. Vou assistir, obviamente, e espero estar errado em minha impressão. De qualquer maneira, gostando ou não, volto aqui para falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário